Projecto Lumine

Nos dias 10 e 11 de Dezembro decorreu o Sprint Instalação Interactiva que consistiu na montagem uma instalação interactiva que poderá ser controlada local e remotamente, através de um sistema mecânico e através de um serviço web.

O objectivo deste projecto - que passou a designar-se Lumine - é aproximar o público em geral da actividade do laboratório, criando um interface com o mundo exterior.

A equipa deste projecto teve como membros Filipa Matias, João Gonçalves, Mécia Sá, Nuno Castro, Paulo Correia, Pedro Marques, Pedro Salgado, Ricardo Lobo e Vitor Matos.

Maquete Projecto Lumine


Lumine é uma instalação interactiva que pretende estabelecer uma ligação com o público, tanto a um nível directo e físico, através do toque, como a um nível indirecto, através da Internet.

A peça possuiu uma versatilidade de funções e uma multiplicidade de possibilidades, deixando em aberto o seu objectivo, que é determinado pela vontade do público. Desde apenas uma composição visual composta por pequenos pontos de luz dispersos no espaço, pelas mãos do público, até a um jogo, o valor da peça depende inteiramente da ligação que permite estabelecer entre duas pessoas em diferentes espaços.

Esta instalação interactiva foi o produto de um método de trabalho próprio do Laboratório de Criação Digital: o sprint. Levado a cabo durante dois dias apenas e contando com a colaboração de pessoas com os mais variados tipos de formação, esta metodologia revelou-se eficaz, na medida em que permitiu executar o projecto delineado e levou a um produtivo encontro de conhecimentos.