AHA! - Instalação e Performance

AHA! (A Human Approach) é uma instalação interactiva desenvolvida por Gil Ferreira, Mónica Mendes e Victor Diaz que investiga os mecanismos de pesquisa online.

Projecto Aha! Residência LCD

O participante é confrontado com a familiar página de acolhimento da Google e ao pesquisar uma palavra ou conjunto de palavras, em vez de visualizar uma lista de resultados ou hyperlinks, este depara-se com um vídeo que mostra o processo de pesquisa a ser feito por pessoas.

O contexto dos vídeos varia de acordo com a palavra/conceito pesquisado. Os 3 “operadores-investigadores” podem encontrar-se numa sala cheia de livros que abrem e fecham incessantemente à procura da melhor resposta ou no exterior procurando directamente no mundo físico uma resposta que pode também surgir da interacção entre eles. Ao procurarmos a palavra “mel”, o motor de busca mostra-nos os “operadores-investigadores” que experimentam mel, partilhando e revelando as suas propriedades com o participante através de experiência directa.

O projecto tem duas modalidades de funcionamento: Instalação com vídeos pré-gravados ou instalação/performance com performance da pesquisa/reflexão e respostas em tempo real. AHA! mostra-nos que o processo de mediação habitualmente transparente numa pesquisa online torna-se o próprio conteúdo desta instalação.

Ao mostrar um vídeo em vez da habitual lista de resultados a peça provoca um curto-circuito nas nossas expectativas, mostrando-nos o impacto que a tecnologia tem sobre nós, automatizando-nos. Numa época em que a sociedade avança à velocidade da fibra óptica e ao passo marcado pela Googlização do mundo, este projecto inverte a lógica do transparente, objectivo e imediato, abrandando o processo de pesquisa numa tentativa de reflexão sobre o impacto da mediação – motor de busca na nossa sociedade.


Mais Informação

http://www.searchwithaha.tk/


Autores

Gil Ferreira (www.basestudio.com.pt)
Mónica Mendes (http://monicamendes.info)
Victor Diaz (http://victordiazbarrales.com/)