3, 000, 000 views - Instalação e Performance

3.000.000 Views é uma instalação e performance pública que utiliza uma estratégia popular de publicidade online, em motores de busca como o YouTube, Dailymotion ou Vimeo, transpondo-a para o mundo físico da publicidade em contexto urbano.

300000 views Residência LCD


Neste projecto desenvolvido por Raquel Carteiro, Sandra Araújo e Sérgio Ferreira o transeunte, torna-se espectador e participante involuntário de um aparato de publicidade analógico-digital que é auto-reflexivo, tornando este tipo de estratégia viral em conteúdo e espelhando a nossa relação de consumo em massa motivada pelos números no mundo online.

A expressão “3.000.000 Views” torna-se estranha ao ser expulsa das janelas dos browsers ocupando os suportes urbanos de publicidade no entanto, transporta com ela a mesma ideia e poder, armadilhando o espectador – não para lhe vender um produto, mas para tornar visíveis os seus mecanismos de persuasão.

Como funciona?

Após despertar a curiosidade do transeunte através da mensagem “3.000.000 Views” divulgada em suportes de publicidade urbanos, este acede através de um QR code a uma página Web onde se visualiza um filme de alguém que espreita por um buraco numa parede localizada algures. Logo a seguir ao vídeo, o utilizador é informado da localização desta parede através da apresentação de um Google Maps.

Ao chegar ao espaço indicado no mapa e encontrada a parede observada no vídeo, o espectador espreita pelo buraco assistindo a um funcionário que se levanta da secretária ao notar que existe alguém a espreitar do outro lado da parede. O funcionário regista mais um risco na parede atrás de si utilizando um marcador e volta a sentar-se.


Mais informação


http://um.mu

Autores

Raquel Carteiro
Sandra Araújo
Sérgio Ferreira