Play With Fire

Ao combinar "a beleza e o perigo" de uma floresta em chamas, a instalação desperta sentimentos controversos, incentivando a mudança de atitude para protecção ambiental.

Play With Fire

Foto Mariana Bonaparte

Paradoxalmente, Play with Fire incentiva a brincar com o fogo para estimular a consciencialização sobre os incêndios florestais. Poderá a arte digital incentivar o respeito pela natureza? Através desta investigação, procuramos propor abordagens construtivas face às dinâmicas destrutivas do aquecimento global.

De modo a consciencializar e estimular activismo, concebemos Play with Fire como uma experiência artística digital que decorre em três momentos distintos: introdução ao tema e à instalação através de um mashup multimédia de notícias relacionadas com o fogo, convidando à participação do público; uma parte performativa onde os participantes interagem gestualmente; e uma parte reflexiva sob a forma de uma aplicação móvel mostrando a recuperação da floresta ardida virtualmente, que permanecerá com o participante após a experiência da instalação.

Play With Fire

Foto Mariana Bonaparte

O enquadramento conceptual da instalação foi apresentado no painel de sustentabilidade no ISEA 2011 em Istanbul, e um protótipo foi demonstrado no contexto do ACE2011 Creative Showcase and Interactive Art, em Lisboa.

O projecto esteve recentemente em exposição no Encontro de Laboratórios Audiência Zero em Guimarães, na exposição Algoritmos Criativos no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, na aldeia Maçal do Chão na região da Serra da Estrela, e no Pop Up Mercado em Guimarães 2012.

Uma experiência ARTiVIS por Mónica Mendes, Pedro Ângelo, Nuno Correia, Valentina Nisi com colaboração de Filipe Cruz [mobile app], Ricardo Webbens [sound design]

Blog: http://monicamendes.wordpress.com/play-with-fire/