Inércia Demoparty 2012

A nona edição da Inércia Demoparty, juntou no LCD durante o fim de semana 20-22 Abril de 2012 cerca de 30 pessoas de 5 nacionalidades diferentes (Portugal, França, Polónia, Holanda, Reino Unido) para diversas actividades associadas à arte digital e à cultura underground conhecida como Demoscene.

Inercia Demoparty 2012

Na Sexta feira à noite houve mostra de demos e documentários sobre a demoscene e industria de videojogos (Mindcandy DVD, Moleman2 Documentary, Get Lamp Documentary). No Sábado e Domingo de manhã houve sessões de show and tell dos participantes, incluindo desenvolvimento de videojogos, demos ou aplicações para diversas plataformas como a web, flash, dispositivos iOS, ou a consola Atari. Sábado à tarde houve um workshop de música com o programa Renoise, um dos patrocinadores do evento. Ainda Sábado de tarde houve uma sessão de jam musical livre com os participantes. Paralelamente alguns dos participantes participaram na competição de desenvolvimento de videojogos Ludum Dare.

Inercia Demoparty 2012

Sábado à noite tiveram lugar as competições de gráficos, música e demos. Os resultados e as participações podem já ser consultados no site do evento. Na competição de gráficos ganhou o Kazuya com um esboço feito em photoshop durante o evento de um outro participante do evento. Na competição de música ganhou uma entry remota de um Finlândes, em segundo lugar ficaram empatados dois projectos, um tema sequenciado com um Atari durante o evento pelo nosso visitante Polaco epi, e um tema de temática intrevencionista cómica Portuguesa pelas mãos de Jeenio e Outflow.

Na competição de demos foi também vencedora uma submissão remota Finlândesa a convidar os participantes a visitar a demoparty Finlândesa Stream (video disponivel no youtube). Em segundo lugar exequo dois projectos Portugueses, um deles uma animação entitulada A Heart Breaking Story, e uma demo para o sistema operativo Windows entitulada The Purple Party Prod.

A cerimónia de entrega dos prémios e encerramento realizou-se Domingo a seguir ao almoço.