Divulgado Programa de Actividades

As inscrições nas actividades do Laboratório de Criação Digital, projecto integrado no Cluster Cidade, encontram-se abertas a partir do início de Setembro.

Imagem de Ricardo Lobo

O primeiro programa de actividades contempla workshops, aulas, laboratórios de criação e outras iniciativas a terem lugar entre Outubro e Dezembro de 2011.

No total são 28 actividades, todas gratuitas, entre laboratórios, workshops e aulas práticas, sprints, encontros e mostras.

Existem actividades de criação e formação para todos os gostos, idades e interesses.

Workshops

Os workshops e as aulas práticas constituem grande parte do programa. Estão disponíveis introduções a temas como electrónica, audio e fotografia e ao mesmo tempo temas mais avançados como visão por computador e video em tempo real.

Para os mais jovens estão pensados workshops e aulas que prometem trazer bastante diversão juntando trabalhos manuais com electrónica, programação e robótica.

Laboratórios

A principal actividade do LCD é no entanto o laboratório aberto, um encontro semanal de criadores, artistas e outros interessados no desenvolvimento de projectos colaborativos e multidisciplinares.

Este espaço regular de encontro, debate, experimentação e criação com tecnologia terá a sua sessão de abertura no dia 4 de Outubro e funcionará regularmente às terças-feiras das 20h00 às 24h00.

As experiências, projectos e investigações produzidas no laboratório aberto serão alvo de uma mostra pública em Dezembro.

Esta actividade só está disponível para maiores de idade, para os mais novos foi desenvolvido um laboratório próprio.

Sprints

Os mais entusiastas gostarão de saber que estão marcados três sprints, ou seja, actividades de desenvolvimento de projectos colaborativos e multidisciplinares em contra-relógio.

Haverá um sprint por mês entre Outubro e Dezembro e o objectivo de todos eles é desenvolver projectos para o espaço do LCD.

Em Outubro será criado um interface multitoque; em Novembro será montado um dispositivo de comunicação em tempo real entre os laboratórios AZ; e em Dezembro será construída uma instalação interactiva.

Encontro e Mostra de Projectos

Para fechar o primeiro quadrimestre o LCD vai organizar duas actividades no fim-de-semana de 17 e 18 de Dezembro:

O Encontro de Laboratórios, uma iniciativa que tem como propósito juntar a comunidade de criadores da rede Audiência Zero para um fim-de-semana de debate, formação e criação;

A mostra de projectos LCD, uma mostra dedicada a divulgar os projectos desenvolvidos pelos criadores do laboratório e os resultados de outras actividades como os sprints workshops.